Desenvolvimento de negócios: dicas definitivas que você deve saber

Se você está pensando em incrementar sua empresa, é provável que precise fazer algum desenvolvimento de negócios ou contratar pessoas para fazer isso por você. Mas por onde começar?

Neste artigo, você aprenderá mais sobre o que é desenvolvimento de negócios.

Vamos explorar como isso se aplica à estratégia geral de negócios e listar algumas dicas e truques sobre como ser mais eficaz nisso.

Também discutiremos como implementar sua estratégia de desenvolvimento de negócios.

O que é desenvolvimento de negócios?

Simplificando, desenvolvimento de negócios, ou Business Development – BD, refere-se aos processos, estratégias e tarefas destinadas a aumentar, desenvolver e implementar novas oportunidades de negócios dentro e entre diferentes empresas.

Isso pode significar que o negócio atrai mais clientes, aumenta a receita, toma decisões estratégicas de negócios ou melhora a lucratividade por meio de parcerias estratégicas.

De forma mais geral, BD é a criação de valor de longo prazo para um negócio a partir de parcerias, clientes e mercados-alvo.

O termo pode ser aplicado a qualquer atividade, independentemente do tamanho do negócio, seja com ou sem fins lucrativos, que visa desenvolver a empresa de alguma maneira.

O desenvolvimento de negócios pode ser conduzido interna ou externamente com a ajuda de um contratado ou consultor.

Se uma empresa optar por usar uma parte externa para fazer seu desenvolvimento de negócios, as atividades podem ser agilizadas por meio de Sistemas de Planejamento, que os governos colocam à disposição das pequenas empresas para ajudá-los.

Além disso, a construção de bases sólidas e uma boa reputação tem demonstrado facilitar muito uma oportunidade de desenvolvimento de negócios.

A diferença com as vendas

Tanto o desenvolvimento de negócios quanto os membros da equipe de vendas visam o crescimento de novos negócios. No entanto, existem diferenças entre os dois.

BD desempenha um papel crucial no processo de vendas. O departamento de desenvolvimento de negócios é responsável por colocar uma geração de leads qualificados no funil de vendas.

No entanto, não são os gerentes de desenvolvimento de negócios que realmente fecham os negócios.

É aqui que entra a equipe de vendas, liderada pela gerência de vendas. A principal função da equipe de vendas é gerar receita para o negócio.

Os representantes de vendas são responsáveis ??por fazer demonstrações de produtos, lidar com negociações e fechar negócios.

Se as equipes de vendas e desenvolvimento de negócios trabalharem juntas de maneira eficaz, será muito mais fácil converter clientes em potencial em clientes pagantes.

Fazer a diferença entre as duas funções dentro do seu negócio permite que cada equipe se especialize e se concentre totalmente em sua própria função.

Isso significa que sua empresa poderá crescer com muito mais eficiência, contratar os melhores profissionais e montar equipes cada vez mais produtivas.

Tanto as vendas quanto o desenvolvimento de negócios exigem habilidades semelhantes, o que significa que os representantes da BD que desejam ir mais longe no funil de vendas e fechar negócios estão perfeitamente preparados para isso, tanto a curto quanto a longo prazo.

Ideias de desenvolvimento de negócios que você pode implementar

desenvolvimento de negócios

As ideias de desenvolvimento de negócios são estratégias que você pode aplicar ao seu próprio negócio para melhorá-lo de várias maneiras diferentes.

Essas ideias podem ajudá-lo a encontrar grandes clientes em potencial, descobrir novas oportunidades de crescimento, aumentar o conhecimento da marca e fazer networking com mais eficiência.

Aqui estão algumas idéias que podem colocá-lo no caminho certo.

É importante lembrar que cada empresa, sua estrutura e sua equipe são diferentes, então algumas dessas ideias podem ser mais relevantes para um negócio do que para outro.

Pense em novas formas inovadoras de fazer networking

É verdade que ligar para clientes em potencial não funciona tão bem quanto no passado.

Isso significa que você deve pensar em novas maneiras de fazer networking e desenvolver relacionamentos fortes com seus possíveis parceiros e prospects.

Isso pode ser feito por meio de eventos de networking presenciais, feiras ou conferências relacionadas ao setor em que você atua.

Percorra suas redes on-line, como seus relacionamentos no LinkedIn, para encontrar clientes e parceiros em potencial.

Entre em contato com as pessoas que se inscreveram em seu boletim informativo ou preencham outros formulários no site da sua empresa.

Dar consultas

Pode ser extremamente útil para os clientes em potencial se você oferecer consultas ou avaliações.

Ao explicar que seus produtos ou serviços se encaixam em suas próprias necessidades, você ajudará seus clientes em potencial na decisão de se tornarem parceiros/clientes ou não dependendo da gestão empresarial.

Por outro lado, a realização de avaliações ou consultas pode ajudá-lo a descobrir se elas são adequadas para sua empresa.

Essas informações são igualmente importantes, pois evitarão que você perca mais tempo com elas ou corra o risco de acabar com clientes insatisfeitos.

Organize demonstrações de vendas para leads e clientes em potencial

Oferecer uma demonstração de seus produtos ou serviços para seus leads e clientes em potencial permitirá que eles vejam como funciona em ação.

Certifique-se de que sua demonstração seja adaptada especificamente para seu lead ou cliente em potencial, para que eles possam ter uma compreensão mais clara de como seu produto ou serviço pode servir a sua própria empresa.

Mantenha seus prospects engajados

É muito importante que você mantenha seus clientes em potencial envolvidos, seja por telefone, reuniões, e-mail ou qualquer outra forma de comunicação que achar adequada.

Quando você está alimentando seus leads, o objetivo é fornecer a eles o máximo de informações necessárias sobre seus produtos ou serviços, para que eles possam tomar uma decisão informada sobre a compra ou não.

Ao fazer isso, você poderá tornar seu conteúdo específico para seu lead quando se trata de produto e marca.

Isso significa que seu lead poderá ver melhor como seus produtos ou serviços podem resolver seus pontos problemáticos.

Isso também demonstrará apoio ao seu cliente em potencial e fará com que ele se sinta compreendido e ouvido por sua empresa.

Dê aos seus clientes em potencial diferentes tipos de conteúdo

Ao colocar diferentes tipos de conteúdo, como vídeos, postagens de blog e postagens de mídia social, na frente de seus clientes em potencial, você oferece a eles diferentes maneiras de ingerir informações.

Isso tornará mais fácil para eles processar e entender sua marca, serviços ou produtos.

Muitas vezes, é muito mais eficaz atender seus leads onde eles estão e fornecer a eles o conteúdo que eles preferem assistir ou ler.

Certifique-se de que todo o conteúdo que você fornece seja facilmente acessível e compartilhável para que eles possam encaminhá-lo a outros membros da equipe.

Isso tornará mais fácil explicar por que o que você oferece é a melhor solução.